As CNC na UA decorrerão nos dias 29 e 30 de abril.
O primeiro dia é dedicado aos alunos dos 2.º ciclo do ensino básico que irão realizar as provas maismat; dar@língua e natweb e aos alunos do secundário que irão participar nas provas mat12, FQuest e GVIDA; no segundo dia, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico participarão nas provas diz4 e nota+; e os alunos 3.º ciclo realizarão as provas equamat, dar@língua, fisQ e geoNET;
Clique na competição pretendida para mais informações.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.

1º CEB


A competição Nota+ é destinada a alunos do 1.º ciclo do ensino básico (alunos do 3.º e 4.º ano) e abrange conteúdos de literacia financeira. Esta competição é constituída por 10 níveis e tem a duração de 20 minutos.

CONTEÚDO DA PROVA
No 1.º ciclo do ensino básico, na área de literacia financeira, é esperado que o estudante compreenda o que é o dinheiro, reconhecendo que não se limita a notas e moedas. É esperado que compreenda que o rendimento familiar pode ser proveniente de diferentes fontes, que é limitado e que é importante ter um plano/orçamento para gerir o dinheiro. É também esperado que o estudante saiba explicar as razões pelas quais deseja um determinado serviço ou produto e que compreenda que a decisão sobre o que comprar pode ser influenciada pela publicidade e campanhas promocionais. Assim, nesta competição os estudantes terão de responder a questões relacionadas com os seguintes conteúdos:

A história do dinheiro: evolução histórica do dinheiro (desde as trocas diretas ao aparecimento da moeda e formas modernas de pagamento).
O euro: identificação de notas e moedas de euro; entrada em circulação; identificação da moeda oficial de Portugal e de outros países e identificação da zona euro/área euro.
Consumo: identificação de padrões de consumo; consumo responsável; distinção entre consumo essencial e consumo supérfluo.
Poupança: definição de poupança e hábitos de poupança.
Sistema monetário: operações com valores monetários e identificação e representação de valores monetários.
O Banco: conceito e funções; conta bancária e serviços bancários.
Orçamento: definição de orçamento, a sua importância, tipos e características.
Atividades económicas: identificação das diferentes atividades económicas e sua importância na economia.

A edição de 2019 decorrerá no dia 30 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A Competição DIZ4, destinada a alunos do 1.º ciclo do ensino básico (alunos do 3.º e 4.º ano), está dividida em quatro provas: português, matemática, estudo do meio e inglês, cada uma constando de 5 níveis. A competição só está concluída quando a equipa jogar as quatro provas, independentemente do nível atingido em cada uma. A prova terá 20 questões, cinco de cada área científica, e a duração de 40 minutos.

CONTEÚDO DA PROVA
Da prova de treino da competição diz4 fazem parte os seguintes conteúdos:

Matemática
Números e Operações
Figuras geométricas
Grandezas e medidas
Representação e tratamento de dados

Português
Ortografia e Pontuação
Fonologia
Classes de Palavras
Morfologia e Lexicologia
Sintaxe

Estudo do meio
À descoberta de si mesmo
À descoberta dos outros e das instituições
À descoberta do ambiente natural
À descoberta das inter-relações entre espaços
À descoberta dos materiais e objetos
À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade

Inglês
– Vocabulary
presentation, greetings, numbers and dates
at school
seasons
our body
food is great
where we live
my family
animals
the five senses
playing outside
– Grammar
nouns and adjectives
connectors
determiners
pronouns
prepositions
verbs
question words

A edição de 2019 decorrerá no dia 30 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.

2º CEB


A competição maisMAT é destinada a alunos do 2.º ciclo do ensino básico (subcompetição maisMAT5 para alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade; subcompetição maisMAT6 para alunos que frequentam o 6.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de matemática, constituída por 10 níveis e duração máxima de 30 minutos.

CONTEÚDO DAS PROVAS
Da prova de treino da competição maisMAT fazem parte os seguintes conteúdos:

maisMAT – 5.º ano
Figuras geométricas
Divisores e múltiplos
Critérios de divisibilidade
Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
Números racionais não negativos
ngulos
Áreas de figuras planas
Triângulos
Representação e tratamento de dados

maisMAT – 6.º ano
Sólidos geométricos e propriedades
Números racionais
Perímetros, áreas e volumes
Potências
Expressões numéricas
Isometrias
Representação e tratamento de dados
Proporcionalidade direta

A edição de 2019 decorrerá no dia 29 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A competição dar@língua (5 e 6) é destinada a alunos do 2.º ciclo do ensino básico (subcompetição dar@língua5 para alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade; subcompetição dar@língua6 para alunos que frequentam o 6.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de português e constituída por 10 níveis e com duração máxima de 30 minutos.

CONTEÚDO DAS PROVAS
Da prova de treino da competição dar@língua (5 e 6) fazem parte os seguintes conteúdos:

dar@língua5
Ortografia e Pontuação
Compreensão de texto
Classes de Palavras
Morfologia e Lexicologia
Sintaxe
Fonologia

Os conteúdos de língua portuguesa foram recolher inspiração a diferentes obras narrativas e líricas, sendo inclusivamente utilizados alguns excertos.
Apesar de não existirem questões unicamente de compreensão textual, aconselha-se a leitura ou consulta das obras referidas no Programa.

dar@língua6
Ortografia e Pontuação
Compreensão de texto
Classes de Palavras
Morfologia e Lexicologia
Sintaxe
Fonologia

Os conteúdos de língua portuguesa foram recolher inspiração a diferentes obras narrativas e líricas, sendo inclusivamente utilizados alguns excertos.
Apesar de não existirem questões unicamente de compreensão textual, aconselha-se a leitura ou consulta das obras referidas no Programa.

A edição de 2019 decorrerá no dia 29 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A competição natWEB (5 e 6) é destinada a alunos do 2.º ciclo do ensino básico (subcompetição natWEB5 para alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade; subcompetição natWEB6 para alunos que frequentam o 6.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de ciências naturais, constituída por 10 níveis e a duração de 20 minutos.

CONTEÚDO DAS PROVAS
Da prova de treino da competição natWEB fazem parte os seguintes conteúdos:

natWEB – 5.º ano
A água, o ar, as rochas e o solo – Materiais terrestres
Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio
Unidade na diversidade de seres vivos

natWEB – 6.º ano
Processos vitais comuns aos seres vivos
Agressões do meio e integridade do organismo

A edição de 2019 decorrerá no dia 29 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.

3º CEB


A competição EQUAmat é destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico (subcompetição EQUAmat7 para alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade; subcompetição EQUAmat8 para alunos que frequentam o 8.º ano de escolaridade; subcompetição EQUAmat9 para alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de matemática, constituída por 20 níveis e com duração máxima de 30 minutos.

CONTEÚDO DAS PROVAS
Da prova de treino da competição EQUAmat fazem parte os seguintes conteúdos:

EQUAmat – 7.º ano
Números racionais
Números naturais – múltiplos e divisores; mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum
ngulos
Triângulos e quadriláteros
Perímetros e áreas de figuras
Potências de expoente natural
Proporcionalidade direta
Semelhança de triângulos
Funções
Sequências e sucessões
Expressões algébricas – linguagem natural e linguagem simbólica
Raízes quadradas e cúbicas
Equações algébricas
Organização e tratamento de dados

EQUAmat – 8.º ano
Números naturais – múltiplos e divisores; mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum
Dízimas e números reais
Notação científica
Teorema de Pitágoras
Isometrias
Funções afins
Potências de expoente inteiro
Proporcionalidade direta
Monómios e Polinómios
Equações do 1.º grau
Equações incompletas do 2.º grau
Equações literais
Sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas
Expressões algébricas – linguagem natural e linguagem simbólica
Volume
Organização e tratamento de dados

EQUAmat – 9.º ano
Números racionais
Potências de expoente inteiro
Equações do 1.º grau
Conjunto dos números reais e os seus subconjuntos
Teorema de Pitágoras
Sistema de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas
Proporcionalidade direta e inversa
Simplificação de expressões numéricas reais
Intervalos
Paralelismo e perpendicularidade de retas e planos
Volumes e áreas de superfícies de sólidos
Trigonometria
Propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência
Funções algébricas
Inequações
Equações do 2.º grau
Organização e tratamento de dados
Probabilidade

A edição de 2019 decorrerá no dia 30 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A competição dar@língua (7, 8 e 9) é destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico (subcompetição dar@língua7 para alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade; subcompetição dar@língua8 para alunos que frequentam o 8.º ano de escolaridade; subcompetição dar@língua9 para alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de português, constituída por 10 níveis e a duração máxima de 30 minutos.

CONTEÚDO DAS PROVAS
Da prova de treino da competição dar@língua fazem parte os seguintes conteúdos:

dar@língua – 7.º ano
Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa
Transformar discurso direto em indireto e vice-versa
Identificar as relações semânticas entre palavras: hierarquia, de equivalência e de oposição entre palavras
Distinguir os diferentes tipos de frase
Distinguir e identificar as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito,
modificador; vocativo, complemento agente da passiva)
Distinguir as formas de articulação entre frases (coordenação e subordinação)
Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações coordenadas (orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas)
Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações subordinadas (adverbiais temporais; adverbiais causais, subordinadas adjetivas relativas)
Distinguir e identificar diferentes classes de palavras (nomes, adjetivos, verbos, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas,
conjunções e locuções conjuncionais, determinante, pronome, quantificador numeral)
Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos
Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2ª e da 3.ª conjugação
Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais)
Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal
Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais)
Formar o plural de palavras compostas
Explicitar o significado de palavras compostas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do Português
Estabelecer relações de forma, de sentido ou de forma e de sentido entre palavras (palavras parónimas e palavras homónimas)
Distinguir propriedades semânticas que diferenciam palavras com um só significado de palavras com mais do que um significado (monossemia e polissemia)
Aconselha-se a consulta e a leitura das seguintes obras narrativas e líricas, ressalvando que não se farão exclusivamente questões de compreensão
textual: A Estrela, Vergílio Ferreira | O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner | A Fuga de Wang-Fô/A Salvação de Wang-Fô, Marguerite
Yourcenar | À beira do Lago dos Encantos, Maria Alberta Menéres

dar@língua – 8.º ano
Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa
Transformar discurso direto em indireto e vice-versa
Identificar as relações semânticas entre palavras: hierarquia, de equivalência e de oposição entre palavras
Distinguir os diferentes tipos de frase
Distinguir e identificar as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, modificador;
vocativo, complemento agente da passiva, modificador do nome apositivo e restritivo)
Distinguir as formas de articulação entre frases (coordenação e subordinação)
Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações coordenadas (orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas e explicativas)
Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações subordinadas (subordinadas adverbiais temporais, causais, condicionais, finais, comparativas,
consecutivas e concessivas; subordinadas adjetivas relativas; subordinadas substantivas completivas – função de complemento direto)
Distinguir e identificar diferentes classes de palavras (nomes, adjetivos, verbos, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas,
conjunções e locuções conjuncionais, determinante, pronome, quantificador numeral)
Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos
Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2.ª e da 3.ª conjugação
Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais)
Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal
Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais)
Identificar casos especiais da flexão em número dos nomes (plural dos nomes compostos) e dos adjetivos (plural dos adjetivos compostos)
Explicitar o significado de palavras compostas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do Português
Identificar neologismos
Identificar palavras polissémicas e seus significados
Distinguir palavras polissémicas e monossémicas
Determinar os significados que dada palavra pode ter em função do seu contexto de ocorrência: campo semântico
Reconhecer e estabelecer as seguintes relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia
Aconselha-se a consulta e a leitura das seguintes obras narrativas e líricas, ressalvando que não se farão exclusivamente questões de compreensão textual:
Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner | O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor, Jorge Amado |
Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, Michel Tournier | Falar a Verdade a Mentir, Almeida Garrett

dar@língua – 9.º ano
Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa
Transformar discurso direto em indireto e vice-versa
Identificar as relações semânticas entre palavras: hierarquia, de equivalência e de oposição entre palavras
Distinguir os diferentes tipos de frase
Distinguir e identificar as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, modificador;
vocativo, complemento agente da passiva, modificador do nome apositivo e restritivo)
Distinguir as formas de articulação entre frases (coordenação e subordinação)
Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações coordenadas (orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas e explicativas)
Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações subordinadas (subordinadas adverbiais temporais, causais, condicionais, finais, comparativas,
consecutivas e concessivas; subordinadas adjetivas relativas; subordinadas substantivas completivas e relativas)
Distinguir e identificar diferentes classes de palavras (nomes, adjetivos, verbos, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas,
conjunções e locuções conjuncionais, determinante, pronome, quantificador numeral)
Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos
Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2ª e da 3.ª conjugação
Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais)
Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal
Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais)
Identificar casos especiais da flexão em número dos nomes (plural dos nomes compostos) e dos adjetivos (plural dos adjetivos compostos)
Explicitar o significado de palavras compostas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do Português
Identificar neologismos e arcaísmos
Identificar palavras polissémicas e seus significados
Distinguir palavras polissémicas e monossémicas
Determinar os significados que dada palavra pode ter em função do seu contexto de ocorrência: campo semântico
Reconhecer e estabelecer as seguintes relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia
Identificar processos fonológicos de inserção (prótese, epêntese e paragoge), supressão (aférese, síncope e apócope) e
alteração de segmentos (redução vocálica, assimilação, dissimilação, metátese)
Aconselha-se a consulta e a leitura das seguintes obras narrativas e líricas, ressalvando que não se farão exclusivamente questões de compreensão textual:
O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry | Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente | Contos, Eça de Queirós| Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
Relativamente ao conhecimento explícito da língua serão abordados alguns dos conteúdos referidos no programa de língua portuguesa do 3º CEB.
De ressalvar que os conceitos apresentados nos diversos conteúdos educativos estão de acordo com o Dicionário Terminológico.

A edição de 2019 decorrerá no dia 30 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A FisQ é uma competição de Física e Química destinada a alunos do 9º ano de escolaridade. Esta competição está dividida em duas provas de 5 níveis cada: Física e Química e tem a duração total de 30 minutos. A competição só está concluída quando a equipa jogar as duas provas, independentemente do nível atingido em cada uma.

CONTEÚDO DA PROVA
Da prova de treino da competição fisq fazem parte os seguintes conteúdos:

Terra no espaço
Constituição do Universo e do Sistema Solar
Sustentabilidade na Terra
Som e Luz
Reações químicas
Viver melhor na Terra
Movimentos e Forças
Eletricidade e Magnetismo
Classificação dos materiais
Terra em transformação
Constituição do mundo material

A edição de 2019 decorrerá no dia 30 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A competição geo@NET é destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade), composta por conteúdos de geociências, constituída por 15 níveis e a duração de 20 minutos. Não existem subcompetições.

CONTEÚDO DA PROVA
Da prova de treino da competição geo@NET fazem parte os seguintes conteúdos:

geo@NET – 7.º, 8.º e 9.º anos
Dinâmica externa da Terra
Dinâmica interna da Terra
Consequências da dinâmica interna da Terra
A Terra conta a sua história
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Sistema Terra

A edição de 2019 decorrerá no dia 30 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.

Ensino Secundário


A competição Mat12 é destinada a alunos do ensino secundário (subcompetição Mat12-10 para alunos que frequentam o 10.º ano de escolaridade; subcompetição Mat12-11 para alunos que frequentam o 11.º ano de escolaridade; subcompetição Mat12-12 para alunos que frequentam o 12.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de matemática, constituída por 20 níveis e duração máxima de 30 minutos.

CONTEÚDO DA PROVA
Da prova de treino da competição mat12 fazem parte os seguintes conteúdos:

mat12 – 10.º ano
Equações do 2.º grau
Inequações
Proposições
Conjuntos
Radicais
Potências
Polinómios
Geometria analítica no plano e no espaço
Vetores
Leitura e interpretação de gráficos
Função inversa
Generalidades acerca de funções: domínio, contradomínio, zeros, monotonia, extremos, injetividade, sobrejetividade, paridade
Funções afins e quadráticas
Função definida por ramos
Transformações de funções
Estatística

mat12 – 11.º ano
Trigonometria
Funções trigonométricas
Geometria analítica
Radicais
Potências
Funções racionais
Leitura e interpretação de gráficos
Operações com funções
Função inversa
Transformações de funções
Taxa de variação
Derivadas
Sucessões
Progressões aritméticas e progressões geométricas

mat12 – 12.º ano
Probabilidades
Cálculo Combinatório
Triângulo de Pascal e Binómio de Newton
Funções exponenciais e funções logarítmicas
Continuidade de uma função
Transformações de funções
Derivadas; Sucessões
Limites
Trigonometria
Funções trigonométricas
Números complexos

A edição de 2019 decorrerá no dia 29 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A FQuest é uma competição de Física e Química destinada a alunos do Secundário que frequentam os 10.º e 11.º anos de escolaridade. Esta prova é constituída por 10 níveis e tem a duração de 30 minutos.

CONTEÚDO DA PROVA
Da prova de treino da competição fquest fazem parte os seguintes conteúdos:

física
ENERGIA
Das fontes de energia ao utilizador
Do Sol ao aquecimento
Energia em movimentos
CINEMÁTICA E DIN MICA
Comunicações na Terra e no Espaço
Exploração do Espaço e a Comunicação
Movimentos na Terra e no Espaço
ONDAS
Comunicações na Terra e no Espaço
Comunicação de informação a curtas distâncias
Comunicação de informação a longas distâncias

química
ESTRUTURA ATÓMICA E TABELA PERIÓDICA
Elementos químicos
Espectros, radiações e energia
Ligação química
Nomenclatura IUPAC de substâncias inorgânicas
ATMOSFERA
Evolução
Composição e características das suas camadas
Camada de ozono
Interação radiação-matéria
Volume molar
Constante de Avogadro
Densidade de um gás
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Princípio de Le Chatelier
Síntese do amoníaco
Aspetos energéticos das reações químicas
REAÇÕES QUÍMICAS
Reações de ácido-base
Reações de oxidação-redução
Solubilidade e reações de precipitação
Composição quantitativa de soluções

A edição de 2019 decorrerá no dia 29 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.


A Competição GVIDA, destinada a alunos dos 10.º e 11.º anos, está dividida em duas provas de 10 níveis cada: biologia e geologia. O tempo total de prova é de 30 minutos. A competição só está concluída quando a equipa jogar as duas provas, independentemente do nível atingido em cada uma.

CONTEÚDO DA PROVA
Da prova de treino da competição GVIDA fazem parte os seguintes conteúdos:

geologia
A Geologia, os geólogos e os seus métodos
A Terra, um planeta muito especial
Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera
Geologia, problemas e materiais do quotidiano

biologia
Diversidade na biosfera
Obtenção de matéria
Distribuição de matéria
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Regulação nos seres vivos
Crescimento e renovação celular
Reprodução
Evolução biológica
Sistemática dos seres vivos

A edição de 2019 decorrerá no dia 29 de abril, das 9h às 13h.
A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita até 24 de abril de 2019.