Testes Diagnósticos 2017

Tds
A transição entre ciclos de ensino revela-se frequentemente complicada quer para alunos quer para os professores.

Torna-se fundamental criar mecanismos que afiram os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos e diagnostiquem as lacunas e as fragilidades que estes apresentam no início de um novo ciclo.

Nesta perspetiva, o PmatE/UA disponibiliza um conjunto de testes diagnóstico nas áreas de matemática, português, ciências naturais, geologia, literacia financeira e física e química:

o TD de matemática destina-se a alunos que frequentem os 5.º, 7.º e 10.º anos;

o TD de português a alunos dos 5.º e 7.º anos;

o TD de ciências naturais a alunos dos 5.º e 7.º anos;

o TD de geologia a alunos do 10.º ano;

o TD de literacia financeira a alunos do 5.º ano;

o TD de física e química destina-se a alunos que frequentem o 10.º ano de escolaridade.

Numa tentativa constante de corresponder às necessidades dos professores e alunos, em 2017, os TD apresentam algumas novidades:

os TD de matemática são compostos por menos níveis e o tempo de realização é de 30 minutos;

a apresentação de resultados tem disponível uma nova funcionalidade: uma tabela dinâmica em que o professor pode criar grupos de alunos, nomeadamente por turma ou por grupo, o que lhe permite comparar resultados de uma turma ou de um grupo de alunos perante determinados objetivos.

Os TD podem ser realizados no período compreendido entre 1 de setembro e 31 de outubro.