Competições Nacionais de Ciência em Rede do PmatE reúnem cerca de 8 000 alunos

Evento antecede as CNC na Universidade de Aveiro a 23, 24 e 26 de abril

No passado dia 21 de fevereiro, as Competições Nacionais de Ciência em Rede, promovidas pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA), foram dinamizadas por 91 escolas de norte a sul do país e da Região Autónoma da Madeira e mobilizaram a participação de cerca de 8 000 alunos nas mais diferentes áreas disciplinares, do primeiro ciclo ao ensino secundário.

Dinamizado localmente por várias escolas de todo o país que, apesar de dispersas geograficamente, encontraram-se neste dia ligadas online. Este evento tem como objetivo envolver toda a comunidade escolar em torno da promoção e divulgação de ciência, contribuindo para o combate ao insucesso e abandono escolar.

Com recurso a este jogo online, que possibilita realização de provas, em rede, nas áreas de matemática, português, inglês, física, química, biologia, geologia e literacia financeira, para além da parte lúdica, é também possível avaliar o conhecimento dos alunos, destacando os melhores.

O objetivo do PmatE/UA é hoje o mesmo que move o projeto há mais de duas décadas: desenvolver conteúdos e eventos ao serviço da promoção do sucesso escolar e da literacia científica, levando a ciência ao público jovem, de forma lúdica e divertida.

Desde que, há 28 anos, o Pmate/UA promoveu a primeira edição das Competições Nacionais de Ciência (CNC) nunca mais parou de inovar na forma como comunica ciência.

O próximo momento de competição será presencial na Universidade de Aveiro nos dias 23, 24 e 26 de abril. Este acontecimento, um dos maiores eventos de educação da Europa, é chancelado pelo Ministério da Educação.

Todos os alunos têm a possibilidade de subir ao pódio nesta grande festa do conhecimento e estão convidados a participar gratuitamente (http://pmate.ua.pt/cnc/).

E tu, serás capaz?