As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são constituídas por um conjunto de competições, em várias áreas do conhecimento, destinadas a estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.
As CNC não se restringem aos dias de competição, mas representam um trabalho contínuo entre professores e alunos. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos no início do ano letivo, na Plataforma de Ensino Assistido (PEA) e materializam-se em dois eventos nacionais independentes, um em Rede que se realiza em fevereiro/março e as Competições Nacionais de Ciência na Universidade de Aveiro, em abril/ maio.
As Competições Nacionais de Ciência têm como objetivos basilares ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias digitais.
Em 2009 e 2011, as CNC foram consideradas, pelos projetos europeus STELLA (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach) e STENCIL (Science Teaching European Network for Creativity and Innovation in Learning), como um exemplo de boas práticas educativas.
As provas de treino estão permanentemente disponíveis permitindo que o aluno treine em qualquer local com acesso à internet.
O que distingue estas provas de muitas outras que se encontram online é a sua grande aleatoriedade. Este fator mantém o nível de interesse no “jogo”, contribuindo para a manutenção de elevados níveis de motivação nos alunos.
A disponibilização de TOP semanais e mensais permite o envolvimento de professores e alunos na construção do seu próprio conhecimento.
Um contributo para a promoção do sucesso escolar e da cultura científica.