As CNC

As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são constituídas por um conjunto de doze competições, nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português, inglês e literacia financeira, destinadas a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.

As CNC não se restringem aos dias de competição, mas representam um trabalho contínuo entre professores e alunos e que culmina na realização das CNC. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos, a partir da plataforma online e, depois materializam-se em dois eventos nacionais, um em Rede que se realiza em fevereiro/março e para culminar todo este processo, as CNC na Universidade de Aveiro, em abril.

Desde o início do ano letivo são disponibilizadas provas para os estudantes irem testando os seus conhecimentos. Estas provas, em constante atualização, contemplam as várias áreas científicas que entram em competição e têm por base as orientações programáticas do Ministério da Educação. Os conteúdos testados nas diferentes provas podem ser consultados no site das CNC.

Na base das CNC está uma plataforma (Plataforma de Ensino Assistido) que visa a disponibilização de conteúdos para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo e em várias áreas científicas.

As CNC têm como objetivos basilares ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias da informação e da comunicação.

As CNC também têm tido destaques internacionais nomeadamente, em 2009 e 2011, foram consideradas pelos projetos europeus STELLA (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach) e STENCIL (Science Teaching European Network for Creativity and Innovation in Learning) como um exemplo de boas práticas educativas.


O que distingue as CNC?

As provas de treino estão de acordo com as orientações programáticas do Ministério da Educação e estão permanentemente disponíveis permitindo que o aluno treine em qualquer local com acesso à internet.

O que distingue estas provas de muitas outras que se encontram online é a sua grande aleatoriedade. Este fator mantém o nível de interesse no “jogo”, contribuindo para a manutenção de elevados níveis de motivação nos alunos.

A disponibilização de TOP semanais e mensais permite o envolvimento de professores e alunos na construção do seu próprio conhecimento.

As Competições

Um contributo para a promoção do sucesso escolar e da cultura científica.

  • 1º ciclo: nota+; diz4
  • 2º ciclo: maismat; dar@língua; natweb
  • 3º ciclo: equamat; dar@língua; fisQ; geo@net
  • Secundário: mat12; fquest; gvida

Obrigado!