Competições Nacionais de Ciência

REGULAMENTO

1.1. As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são dois concursos escolares, CNC em Rede e CNC-UA, dinamizados pelo Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro (PmatE/UA).
1.2. As CNC em Rede realizam-se em várias escolas nacionais e as CNC-UA na Universidade de Aveiro.
1.3. O conceito de jogo que está na base das CNC, aliado à utilização das tecnologias da comunicação e informação, é um dos fatores de motivação dos alunos.
1.4. Cada concurso é constituído por um conjunto de doze competições nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português, inglês e literacia financeira e destinadas a alunos do 3.º ano do ensino básico ao 12.º ano do ensino secundário.
1.5. As doze competições que constituem as CNC são:
1.5.1. Nota+ e DIZ4 – destinadas a alunos que frequentam os 3.º e 4.º anos de escolaridade;
1.5.2. maisMAT (5 e 6), dar@língua(5 e 6) e natWEB (5 e 6) – destinadas a alunos que frequentam os 5.º e 6.º anos de escolaridade;
1.5.3. EQUAmat (7, 8 e 9), dar@língua (7, 8 e 9) e Geo@net – destinadas a alunos que frequentam os 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade;
1.5.4. FisQ – destinada a alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade;
1.5.5. Mat12 (10, 11 e 12) – destinada a alunos que frequentam os 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade;
1.5.6. FQuest e GVIDA – destinada a alunos que frequentam os 10.º e/ou 11.º anos de escolaridade.

2.1. O PmatE/UA é responsável pelo desenvolvimento e seleção dos conteúdos que integram as diferentes provas; pelo apoio às escolas, professores e alunos.
2.2. As CNC em Rede decorrem em simultâneo para todas as escolas do país inscritas e para todos os ciclos de ensino. Estas competições são dinamizadas pelas escolas, nas suas instalações, sendo a escola responsável por toda a logística associada ao evento. O PmatE/UA cria e disponibiliza as competições e presta um serviço de helpdesk e backoffice à preparação e implementação da atividade. É também da responsabilidade do PmatE/UA a extração dos resultados.
2.3. As CNC-UA realizam-se na Universidade de Aveiro, no decorrer da semana académica, sendo o PmatE/UA o promotor do evento. O primeiro dia é dedicado aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico e aos alunos do ensino secundário; o segundo dia é dedicado aos alunos dos 1.º e 3.º ciclos do ensino básico.
2.4. No início do ano letivo o PmatE/UA disponibiliza provas de treino online para as várias áreas científicas em competição. Estas provas têm por base as orientações programáticas do Ministério da Educação e estão permanentemente disponíveis permitindo que o aluno treine em qualquer local com acesso à internet. As provas de treino e as de competição têm o mesmo formato para que os concorrentes estejam familiarizados com o tipo de desafio que encontrarão nos dias de competição.
2.5. Todas as provas são por níveis. O utilizador depara-se com um conjunto de n questões (n varia consoante a prova), cada uma composta por quatro afirmações sobre o mesmo conceito. As afirmações são do tipo Verdadeiro/Falso generalizado. Cada nível é constituído por uma questão e o aluno tem duas tentativas (vidas) para passar ao nível seguinte. Se falhar nas duas, perde o jogo.
2.6. As competições são disputadas por equipas de dois elementos e a sua formação é da responsabilidade dos professores.
2.7. As classificações obtidas nas provas das CNC (Rede e UA) são tornadas públicas no sítio do PmatE/UA no final do dia de cada competição.
2.8. As datas das CNC, quer em Rede quer na UA, são fixadas pelo PmatE/UA no início de cada ano letivo e divulgadas no sítio http://pmate.ua.pt. 

3.1. Para participar nas CNC (em Rede e UA) e aceder às provas de treino, os professores e os alunos têm de estar, obrigatoriamente, registados no sítio do PmatE/UA – http://pmate.ua.pt. O registo no PmatE/UA é gratuito.
3.2. Os utilizadores devem aceder a http://pmate.ua.pt, clicar no link login|registar e preencher o formulário de registo. No caso de se registarem com o perfil de professor, o registo terá que ser validado pelo PmatE/UA (através de envio de comprovativo por email para PMATE-helpdesk-list@ua.pt). No caso de selecionarem o perfil aluno, devem associar a escola que frequentam.
3.3. CNC em Rede
As CNC em Rede são organizadas pelas escolas com o apoio do PmatE/UA. Existem dois tipos distintos de escolas: as escolas dinamizadoras e as escolas participantes.
– A escola dinamizadora é a escola responsável pela dinamização da competição. É sob a sua alçada que fica toda a logística do evento.
– As escolas participantes são as escolas convidadas pela escola dinamizadora e que irão participar nessa qualidade.
3.3.1. A inscrição de uma escola como dinamizadora ou participante é feita por email para o endereço PMATE-helpdesk-list@ua.pt. O prazo de inscrição é definido pelo PmatE/UA no início de cada ano letivo.
3.3.2. Para participar nas CNC em Rede, a escola dinamizadora não é obrigada a convidar outras escolas, mas caso o pretenda deve enviar um email para PMATE-helpdesk-list@ua.pt com a indicação do nome das escolas convidadas.
3.3.3. A criação das equipas (ver manual de procedimentos em anexo) é da responsabilidade da escola, nos prazos fixados pelo PmatE/UA no início de cada ano letivo.
3.3.4. Uma equipa pode ser constituída por alunos de anos de escolaridade distintos, mas só poderá participar numa prova destinada ao ano de escolaridade mais elevado (por exemplo, uma equipa constituída por um aluno do 7.º e um do 8.º só poderá participar na Equamat8 e não na Equamat7). No caso da competição FisQ as equipas têm de ser constituídas por dois elementos do 9.º ano de escolaridade.
3.3.5. Cada escola fixa o número limite de inscrições.
3.3.6. As CNC em Rede, decorrem entre as 8h30min e às 18h00min na data fixada no início do ano letivo.
3.3.7. O acesso às provas de competição será feito no sítio do PmatE/UA, através de links criados para o efeito, e não pela área pessoal dos alunos. Os dados de acesso das equipas são disponibilizados na área do professor que procedeu à sua criação.
3.3.8. Cada prova só poderá ser acedida uma única vez.
3.3.9. Caso ocorra algum problema no decorrer das provas, as escolas deverão contactar o PmatE/UA, por telefone ou por email.
3.3.10. No final do evento terá que ser enviado um email para PMATE-helpdesk-list@ua.pt dando a indicação do término da prova. Os resultados serão disponibilizados por ordem de chegada.
3.4. CNC-UA
3.4.1. A escola deve ser inscrita por um professor na sua área pessoal (ver Manual de procedimentos em anexo) nos prazos definidos pelo PmatE/UA no início do ano letivo.
3.4.2. A criação das equipas é da responsabilidade do professor (ver Manual de procedimentos em anexo), nos prazos estipulados para o efeito.
3.4.3. Por escola e por competição, podem participar no máximo 25 equipas constituídas por 2 elementos, isto é, por cada competição em que a escola se inscreva, pode trazer à Universidade de Aveiro 50 alunos, no máximo.
3.4.4. Uma equipa pode ser constituída por alunos de anos de escolaridade distintos, mas só poderá participar numa prova destinada ao ano de escolaridade mais elevado (por exemplo, uma equipa constituída por um aluno do 7.º e um do 8.º só poderá participar na Equamat8 e não na Equamat7).
3.4.5. No caso da competição FisQ as equipas têm de ser constituídas por dois elementos do 9º ano de escolaridade.
3.4.6. Nas CNC-UA as provas decorrerão na Universidade de Aveiro, entre as 8h30min e as 13h00min nas datas fixadas para o efeito.
3.4.7. A entrada no recinto é feita por ordem de chegada dos participantes. A receção dos participantes decorre entre as 8h30min e as 10h30min.
3.4.8. Para competirem os alunos deverão ter na sua posse o talão com os dados da sua equipa.
3.4.9. Apenas é permitido aos alunos jogarem uma vez a prova, não sendo permitido o uso de qualquer calculadora, a não ser que esta esteja integrada na própria prova. As equipas dispõem, nas mesas onde vão realizar a prova, de papel e lápis para a resolução dos cálculos.
3.4.10. O transporte e a alimentação dos alunos são da responsabilidade das escolas.
3.4.11. O PmatE/UA, ao abrigo do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) – Regulamento (UE) N.º 2016/679, de 27 de abril de 2016, alerta os responsáveis pelo acompanhamento dos estudantes à Universidade de Aveiro, no decorrer das CNC-UA, para a necessidade de haver uma autorização prévia, assinada pelo encarregado de educação
do estudante, para a recolha de imagens durante o evento. Estas imagens serão utilizadas pelo PmatE/UA exclusivamente para efeitos de comunicação do evento nos meios de comunicação do PmatE e da Universidade de Aveiro. Note-se que o responsável pelo acompanhamento dos estudantes tem a responsabilidade de proteger a imagem dos estudantes cuja autorização prévia não tenha sido consentida pelo respetivo encarregado de educação.

Cada competição tem uma estrutura própria descrita nos pontos que seguem.
4.1. Nota+ – A competição Nota+ é destinada a alunos do 1.º ciclo do ensino básico (alunos do 3.º e 4.º ano) e abrange conteúdos de literacia financeira. Esta competição é constituída por 10 níveis.
4.2. DIZ4 – A Competição DIZ4, destinada a alunos do 1.º ciclo do ensino básico (alunos do 3.º e 4.º ano), está dividida em quatro provas: português, matemática, estudo do meio e inglês, cada uma constando de 5 níveis. A competição só está concluída quando a equipa jogar as quatro provas, independentemente do nível atingido em cada uma.
4.3. maisMAT – A competição maisMAT é destinada a alunos do 2.º ciclo do ensino básico (subcompetição maisMAT5 para alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade; subcompetição maisMAT6 para alunos que frequentam o 6.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de matemática e constituída por 10 níveis.
4.4. dar@língua (5 e 6) – A competição dar@língua (5 e 6) é destinada a alunos do 2.º ciclo do ensino básico (subcompetição dar@língua5 para alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade; subcompetição dar@língua6 para alunos que frequentam o 6.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de português e constituída por 10 níveis.
4.5. natWEB (5 e 6) – A competição natWEB (5 e 6) é destinada a alunos do 2.º ciclo do ensino básico (subcompetição natWEB5 para alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade; subcompetição natWEB6 para alunos que frequentam o 6.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de ciências naturais e constituída por 10 níveis.
4.6. EQUAmat – A competição EQUAmat é destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico (subcompetição EQUAmat7 para alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade; subcompetição EQUAmat8 para alunos que frequentam o 8.º ano de escolaridade; subcompetição EQUAmat9 para alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de matemática e constituída por 20 níveis.
4.7. dar@língua (7, 8 e 9) – A competição dar@língua (7, 8 e 9) é destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico (subcompetição  dar@língua7 para alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade; subcompetição dar@língua8 para alunos que frequentam o 8.º ano de escolaridade; subcompetição dar@língua9 para alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de português e constituída por 10 níveis.
4.8. geo@NET – A competição geo@NET é destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade), composta por conteúdos de geociências e constituída por 15 níveis. Não existem subcompetições.
4.9. FisQ – A Competição FisQ, destinada a alunos do 9.º ano, está dividida em duas provas de 5 níveis cada: física e química. A competição só está concluída quando a equipa jogar as duas provas, independentemente do nível atingido em cada uma.
4.10. FQuest – A competição FQuest é destinada a alunos dos 10.º e 11.º anos, composta por 10 níveis e contempla conteúdos de Física e Química.
4.11. GVIDA – A Competição GVIDA, destinada a alunos dos 10.º e 11.º anos, está dividida em duas provas de 10 níveis cada: biologia e geologia. A competição só está concluída quando a equipa jogar as duas provas, independentemente do nível atingido em cada uma.
4.12. Mat12 – A competição Mat12 é destinada a alunos do ensino secundário (subcompetição Mat12-10 para alunos que frequentam o 10.º ano de escolaridade; subcompetição Mat12-11 para alunos que frequentam o 11.º ano de escolaridade; subcompetição Mat12-12 para alunos que frequentam o 12.º ano de escolaridade), cada uma composta por conteúdos de matemática e constituída por 20 níveis.

5.1. Sistema de pontuação por prova e por equipa
A pontuação a atribuir em cada prova tem em conta dois fatores: o tempo e o nível superado (último nível respondido corretamente).
O número de pontos de uma equipa é dado por N*X-Y, onde N é a duração máxima da prova em segundos, X o nível superado e Y o tempo despendido pela equipa, em segundos.
Exemplo: Uma equipa participa na Equamat7 e perde no nível 10, tendo demorado 190 segundos na realização da prova. Como o tempo total da Equamat7 são 30 minutos, N será igual a 1800 segundos. Assim, a pontuação desta equipa será 16010 (1800×9-190=16010) pontos.Caso a equipa perca no nível 1 da prova a sua pontuação será 0 (zero) pontos.
5.2. Pontuação de uma competição constituída por várias provas
A pontuação da equipa resulta da soma das pontuações obtidas em cada prova que constitui a competição. A título de exemplo, a pontuação de uma equipa na competição Diz4 será a soma dos pontos obtidos em cada uma das provas: matemática, português, estudo do meio e inglês.
5.3. Pontuação escola
A pontuação de uma escola numa determinada competição é o somatório dos pontos obtidos nessa competição por todas as equipas da escola.
5.3.1. Nas CNC-UA serão distinguidas as três melhores equipas por competição/subcompetição e as três melhores escolas por competição.
5.4. Disponibilização dos Resultados
5.4.1. CNC em Rede
Os resultados, por escola dinamizadora, são disponibilizados no sítio do PmatE/UA no final do dia da Competição. As classificações globais de todas as escolas participantes serão disponibilizadas posteriormente.
5.4.2. CNC-UA
Os resultados (escolas e equipas) das várias competições são disponibilizados online, no sítio das CNC [https://pmate.ua.pt/cnc]. Na tabela de resultados por escola consta a seguinte informação: classificação, pontuação e escola. Na tabela de resultados por equipa consta a seguinte informação: IDjogo, Pontuação, Equipa, IDequipa, Alunos, Ano de escolaridade, Escola, IDescola, Distrito e Estado.

6.1. O PmatE/UA divulgará todos os aspetos considerados relevantes acerca das CNC, nomeadamente um Relatório Final Anual.
6.2. As equipas/ escolas premiadas nas CNC na UA que não levantem os prémios no momento da entrega de prémios poderão fazê-lo nas instalações do PmatE/UA até ao final do ano letivo correspondente.
6.3. Qualquer questão resultante de omissão ou dúvidas de interpretação do presente regulamento será resolvida, caso a caso, pela Coordenação do PmatE/UA.

CNC em Rede
Criação de equipas para as CNC em Rede
Para criar as equipas o professor deverá aceder à sua área pessoal, clicar em PMATE DESAFIA, submenu inscrições. Depois deverá procurar na lista a competição pretendida e clicar no link inscrever equipas. Após este procedimento poderá passar à criação das equipas. Para tal, seleciona o ano de escolaridade dos alunos, escolhe o nome dos alunos que irão constituir a equipa e atribui-lhe um nome.
Resolução de problemas
No caso de surgir algum problema nas CNC em Rede os professores deverão contactar o serviço de helpdesk do PmatE/UA via email ou telefone. Os contatos serão facultados no dia da competição. Para agilizar a resolução dos problemas, os professores deverão ter na sua posse os talões das equipas participantes.

CNC-UA
Inscrição de escola
Para inscrever a escola nas competições, o professor deverá aceder à sua área pessoal, clicar em PMATE DESAFIA, submenu inscrições. Depois, deverá procurar na lista a competição pretendida e clicar no link inscrever escola. A inscrição é automática. O prazo de inscrição é definido pelo PmatE/UA no início de cada ano letivo.
Criação de equipas
Para criar as equipas o professor deverá aceder à sua área pessoal, clicar em PMATE DESAFIA, submenu inscrições. Depois deverá procurar na lista a competição pretendida e clicar no link inscrever equipas. Após este procedimento poderá passar à criação das equipas. Para tal, deverá selecionar o ano de escolaridade dos alunos, escolher o nome dos alunos que irão constituir as equipas e atribuir um nome à mesma.

Para participarem nas CNC em Rede e CNC-UA, os alunos devem realizar as provas de treino disponibilizadas na plataforma do PmatE desde o início do ano letivo. Os treinos são feitos online e o aluno terá acesso, na sua área pessoal, aos resultados das provas realizadas.
Para treinarem, os alunos deverão aceder à sua área pessoal, menu PMATE DESAFIA, submenu treinos.
Os professores podem, na sua área pessoal, consultar os resultados dos seus alunos.