Testes diagnóstico 2018

A transição entre ciclos de ensino revela-se frequentemente complicada quer para alunos quer para os professores.

Torna-se fundamental criar mecanismos que afiram os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos e diagnostiquem as lacunas e as fragilidades que estes apresentam no início de um novo ciclo.

Nesta perspetiva, a Universidade de Aveiro disponibiliza um conjunto de testes diagnóstico nas áreas de matemática, português, ciências naturais, geologia, literacia financeira e física e química.

Se não consegue visualizar clique aqui

O teste diagnóstico de matemática destina-se a alunos que frequentem os 5.º, 7.º e 10.º anos; o TD de português a alunos dos 5.º e 7.º anos; o TD de ciências naturais a alunos dos 5.º e 7.º anos; o TD de geologia a alunos do 10.º ano; o TD de literacia financeira a alunos do 5.º ano e, por fim, o TD de física e química destina-se a alunos que frequentem o 10.º ano de escolaridade

Em 2018, o tempo de realização dos TD de ciências naturais é de 30 minutos.

Salientamos a apresentação de resultados que, desde 2017, tem disponível uma nova funcionalidade: uma tabela dinâmica em que o professor pode criar grupos de alunos, nomeadamente por turma ou por grupo, o que lhe permite comparar resultados de uma turma ou de um grupo de alunos perante determinados objetivos.

Os TD podem ser realizados no período compreendido entre 10 de setembro e 31 de outubro.

disponibilização dos TD > a partir de 10 de setembro
inscrição da escola > até 31 de outubro
realização dos testes > até 31 de outubro
apresentação de resultados > na área do professor