ISCA e PMATE apresentam atividade de Educação Financeira

No dia 27 de fevereiro, o PmatE/UA (Projecto Matemática Ensino) e o ISCA-UA (Instituto Superior de Contabilidade e Administração) dinamizaram uma atividade de Educação Financeira destinada a jovens do ensino secundário.

Estiveram presentes 42 estudantes do 12.º ano do Grande Colégio Universal do Porto.

A atividade foi constituída por duas partes distintas: uma palestra dinâmica intitulada “Semear no presente… colher no futuro” em que foram abordadas temáticas como as despesas e consumos das famílias, rendimentos, a poupança, o investimento, o crédito e o orçamento familiar; e uma atividade prática em que os estudantes, em grupos, analisaram opções de crédito pessoal e calcularam taxas de esforço.

De acordo com a Direção Geral da Educação «No quadro da educação para a cidadania, o Ministério da Educação e Ciência (MEC), nomeadamente a Direção-Geral da Educação, está a concretizar uma estratégia de intervenção para a educação financeira no sistema educativo, conjuntamente com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira. Esta estratégia visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros, junto da população em idade escolar, promovendo a educação financeira no âmbito da área transversal da Educação para a Cidadania.

A promoção da educação financeira junto de crianças e jovens em idade escolar é reconhecida, designadamente pela OCDE, como um dos meios mais eficientes para chegar a toda uma geração que se quer portadora de uma cultura financeira que lhe permita, enquanto jovem e futuro adulto, desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira.» (retirado de http://www.dge.mec.pt/educacao-financeira, acedido a 7-3-2019)