Educação Financeira – “Semear no presente… colher no futuro”

De acordo com a Direção Geral da Educação «A promoção da educação financeira junto de crianças e jovens em idade escolar é reconhecida, designadamente pela OCDE, como um dos meios mais eficientes para chegar a toda uma geração que se quer portadora de uma cultura financeira que lhe permita, enquanto jovem e futuro adulto, desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira.» (retirado de http://www.dge.mec.pt/educacao-financeira, acedido a 7-3-2019)

Neste âmbito, o  PmatE/UA (Projecto Matemática Ensino) e o ISCA-UA (Instituto Superior de Contabilidade e Administração) promovem a atividade de Educação Financeira que se descreve de seguida.

Público-alvo: 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, secundário

Descrição: A atividade, adaptada ao público-alvo, é constituída por duas partes distintas: uma palestra dinâmica intitulada “Semear no presente… colher no futuro” em que são debatidas temáticas como o orçamento familiar, a poupança, o investimento, o crédito; e uma atividade prática, em que os estudantes, em grupos, são confrontados com uma situação que envolve a tomada de decisões no que concerne à gestão de um orçamento familiar, de um investimento ou de um crédito pessoal. Para mais informações contactar helpdesk@pmate.ua.pt