Testes Diagnóstico 2020

Em um ano tão atípico como o de 2020, novos desafios se juntam aos que já existiam, como a transição entre ciclos de ensino, que sempre foi um desafio quer para alunos quer para os professores, e que este ano se reveste de uma importância vital.

Torna-se fundamental criar mecanismos que afiram os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos e diagnostiquem as lacunas e as fragilidades que estes apresentam no início de um novo ciclo.

Nesta perspetiva, a Universidade de Aveiro disponibiliza um conjunto de testes diagnóstico nas áreas de matemática, português, ciências naturais, geologia, literacia financeira e físico-química.

Se não consegue visualizar clique aqui

O teste diagnóstico de matemática destina-se a alunos que frequentem os 5.º, 7.º e 10.º anos; o TD de português a alunos dos 5.º e 7.º anos; o TD de ciências naturais a alunos dos 5.º e 7.º anos; o TD de geologia a alunos do 10.º ano, o TD de literacia financeira a alunos do 5.º anoe, por fim, o TD de física e química destina-se a alunos que frequentem o 10.º ano de escolaridade.

Salientamos a apresentação de resultados que, desde 2017, tem disponível uma nova funcionalidade: uma tabela dinâmica em que o professor pode criar grupos de alunos, nomeadamente por turma ou por grupo, o que lhe permite comparar resultados de uma turma ou de um grupo de alunos perante determinados objetivos.

Os TD podem ser realizados no período compreendido entre 15 de setembro e 16 de outubro.

disponibilização dos TD > a partir de 15 de setembro
inscrição da escola > até 16 de outubro
realização dos testes > até  16 de outubro
apresentação de resultados > na área do professor