Competições Nacionais de Ciência em Rede reúnem cerca de 2000 alunos

Evento antecede as CNC Universidade de Aveiro de 17 a 21 de maio.
Na passada semana de 22 a 26 de fevereiro, as Competições Nacionais de Ciência em Rede, promovidas pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA), foram dinamizadas por 69 escolas de norte a sul do país e da Região Autónoma da Madeira e mobilizaram a participação de cerca de 2000 alunos nas mais diferentes áreas disciplinares, do primeiro ciclo ao ensino secundário.
Promovido localmente por várias escolas de todo o país que, apesar de dispersas geograficamente, encontraram-se durante esta semana ligadas online.
Com recurso a este jogo online, que possibilita realização de provas, em rede, nas áreas de matemática, português, inglês, física, química, biologia, geologia e literacia financeira, para além da parte lúdica, é também possível avaliar o conhecimento dos alunos, destacando os melhores.
Os resultados das CNC em Rede podem ser consultados aqui.
O objetivo do PmatE/UA é hoje o mesmo que move o projeto há mais de três décadas: desenvolver conteúdos e eventos ao serviço da promoção do sucesso escolar e da literacia científica, levando a ciência ao público jovem, de forma lúdica e divertida.
Desde que, há 31 anos, o Pmate/UA promoveu a primeira edição das Competições Nacionais de Ciência (CNC) nunca mais parou de inovar na forma como comunica ciência.
Face à situação atual de propagação da Covid-19 e às medidas sanitárias de contenção da pandemia, o PmatE/ UA irá promover um novo formato para as CNC Universidade de Aveiro, em que os alunos são convidados a competir virtualmente e, da mesma forma, visitar a Universidade de Aveiro.
As CNC Universidade de Aveiro decorrerão na semana de 17 a 21 de maio com participação individual.
Todos os alunos têm a possibilidade de subir ao pódio nesta grande festa do conhecimento e estão convidados a participar gratuitamente.
E tu, serás capaz?