Grande Final das Competições Nacionais de Ciência 2021 juntou na Universidade de Aveiro 167 alunos de 44 escolas

Grande Final das Competições Nacionais de Ciência Universidade de Aveiro 2021 realizou-se este sábado, 29 de maio, na Universidade de Aveiro.

Após terem competido virtualmente 4194 estudantes (de 120 escolas de todo o país e realizado 5613 provas de competição), na semana de 17 a 21 de maio, foram selecionados os 10 melhores participantes de cada competição/ subcompetição para disputarem a Grande Final.

A Universidade de Aveiro transformou-se novamente no palco da grande festa do conhecimento promovida pelo Projecto Matemática Ensino. Estiveram presentes 167 estudantes de 44 escolas de todo o país, tendo-se realizado 196 provas.

De manhã competiram 66 estudantes, dos 1.º e 2.º ciclos, e à tarde 101 estudantes, do 3.º ciclo e ensino secundário.

Todos tiveram a possibilidade de subir ao pódio: foram distinguidos os três melhores participantes por competição/subcompetição e as três melhores escolas por competição. Aos classificados entre os 4.º e 10.º lugares foram atribuídas Menções Honrosas.

Em 2021 foi também atribuído o Prémio Professor Competições Nacionais de Ciência, que distinguiu os professores que dinamizaram as competições nas suas escolas e são, na realidade, embaixadores do PmatE e da Universidade de Aveiro.

Após o cancelamento das provas de 2020, este ano decidiu-se pela realização presencial da grande final das Competições Nacionais de Ciência de acordo com todas as regras do plano de prevenção e atuação relativamente à COVID. Foi com enorme prazer que verificamos a alegria contagiante e boa disposição que todos os participantes, estudantes e professores, demonstraram. Foi-nos solicitado que continuemos com estas competições, ou seja regressemos ao regime presencial das Competições Nacionais de Ciência, pois estas já fazem parte dos planos anuais das escolas e dos estudantes. Tais manifestações dão-nos motivação para fazer mais e melhor mesmo em situações menos favoráveis!

As Competições Nacionais de Ciência Universidade de Aveiro 2021 são um conjunto de 12 competições online, que possibilitam a realização de provas, em rede, nas áreas de matemática, biologia, física, português, inglês, geociências, química e literacia financeira. Estas competições destinam-se a estudantes do 3.º ao 12.º ano de escolaridade do ensino português. Estas provas, em constante atualização, contemplam as várias áreas científicas que entram em competição e têm por base as orientações programáticas do Ministério da Educação.

Estes jogos online aliam a parte lúdica à avaliação de conhecimentos nas várias áreas disciplinares e à promoção da aprendizagem.

Na plataforma de ensino assistido do PmatE, todos os utilizadores dispõem, desde o início de cada ano letivo, provas de treino para as Competições permitindo não apenas a preparação para a participação no evento, mas também a autoavaliação dos seus conhecimentos. Para os professores os resultados obtidos pelos seus estudantes permitem um diagnóstico das aprendizagens dos vários tópicos curriculares em competição.

As Competições Nacionais de Ciência 2021 tiveram o apoio da Universidade de Aveiro; da Porto Editora, do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra; da Insys; da JP IK; do Centro Ciência Viva de Estremoz; da CMM – Centro Médico e Reabilitação; da Ditame e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.